
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() |
CURIOSIDADES
ETIMOLOGIA
Esta planta é também designada por "Monkshood", ou seja, capuz de monge, devido à semelhança da forma da sua flor com este objeto [14].
Em relação à etimologia, parecem haver várias possíveis explicações para esta planta ter adquirido o nome “Acónito”:
-
Alguns autores afirmam que deriva de Akon (ou Aconai), uma antiga localidade da ilha grega Heraclea, local onde a planta é abundante [13].
-
Outros autores afirmam que deriva de Akontion, que significa dardo e poderia estar associado ao facto de alguns povos bárbaros utilizarem o acónito para envenenar as suas flechas [14].
-
E ainda se afirma que o nome pode proceder da palavra grega Akonias, que significa crescer no penhasco e que estaria relacionada com o facto de esta planta crescer apenas em zonas de elevada altitude [14].
Durante a história, o acónito tornou-se famoso em caso de envenenamento de personalidades históricas. O imperador romano Claudius foi envenenado com acónito pela esposa Agrippina [artigo inicial]. Esta planta foi também utilizada no homicídio do Papa Adriano VI. Por fim, também Alexandre, O Grande, quase foi morto desta forma [13].
A utilização de acónito na Roma Antiga estava normalmente associada à execução da pena de morte de criminosos. Mais tarde, o governo romano tornou o uso desta planta ilegal e punia os cidadãos que a cultivavam [15].
“Veneno dos lobos” é outra designação muito usada para apelidar o acónito. Acredita-se que a utilização desta expressão esteja relacionada com o facto de que os Anglo Saxões utilizavam flechas impregnadas com esta planta na prática de caça aos lobos [15]. Este costume levou a que surgisse a crença de o acónito protegia qualquer pessoa de ataques de lobos e repelia lobisomens [13].
Outras lendas que relacionavam esta planta com os lobos surgiram, nomeadamente a de que a transformação da pessoa em lobisomem ocorreria quando se comia acónito [15].
A história do acónito remonta aos tempos da Antiguidade e dada a elevada quantidade de narrativas e lendas associadas a esta planta, esta é frequentemente mencionada na ficção.
Na literatura, Agatha Christie, a autora mais mediática de romances policiais, menciona o acónito em duas das suas obras, “They do it with Mirrors” e “4:50 from Paddington” [17].
A série de romances de fantasia “Harry Potter” também se refere ao acónito com um ingrediente da poção Wolfsbane, uma poção usada pelos lobisomens para manter a sua racionalidade durante a transformação em lobo [18].
Relativamente a referências no cinema e na televisão, há-que destacar a menção do acónito no clássico filme de terror de 1931, “Drácula” e em séries como “NCIS – Investigação criminal” (temporada de 2014), “Dexter” (temporada 7) e, ainda, “The Vampire Diaries” [18].
Como foi referido no Separador Comunicação de Risco, não existe um antídoto para o acónito. No entanto, no período dos Cruzados, o acónito era muito utilizado pelos muçulmanos contra os cruzados. Por isso, em 1335, num documento em que pedia ao rei francês Filipe VI que se lançasse numa nova cruzada, o seu médico Guido da Vigevano sugeriu, para além de outras novas estratégias de guerra, uma possível antídoto para o envenenamento por acónito – nada mais, nada menos que uma solução de lesmas.
A ideia para este estranho antídoto surgiu do facto de as lesmas se alimentarem de folhas de acónito. Assim, da Vigevano inventou uma sopa, que para além de outros ingredientes, continha lesmas cozidas e testou-a em animais. Depois de alcançar resultados satisfatórios, resolveu testar o antídoto em si mesmo e observou que, nas duas primeiras doses da sopa, os vómitos persistiam, mas que, na terceira dose, já se encontrava livre do veneno [16].
"MOONKSHOOD"
VENENO DOS LOBOS
HOMICÍDIO DE FIGURAS
HISTÓRICAS
ACÓNITO NA LITERATURA
E NA TELEVISÃO
CRUZADOS E UM POSSÍVEL
ANTÍDOTO?
ACÓNITO NA ROMA ANTIGA
[13] http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/aconito.html#.V0LEMZErLIV - consultado a 15/05/2016
[14] http://www.floresyplantas.net/curiosidades-del-aconitum-napellus/ - consultado a 15/05/2016
[15] http://www.ehow.com.br/aconitum-napellus-usada-sobre_94889/ - consultado a 15/05/2016
[16] http://www.historyextra.com/article/5-facts-crusades-history-medieval - consultado a 15/05/2016
[17] http://harkup.co.uk/1/post/2014/05/a-is-for-arsenic-but-not-aconite.html - consultado a 15/05/2016
[18] https://en.wikipedia.org/wiki/Aconitum - consultado a 15/05/2016