
Acónito




Acónito
CASOS DE INTOXICAÇÃO

CURIOSIDADES

Os primeiros registos acerca da utilização do acónito remontam à Antiguidade. Durante a história, foram vários os líderes políticos e sacerdotes que foram envenenados prepositadamente com esta planta. Para além disso, existem vários relatos, mitos e lendas que contribuem para que o acónito seja também conhecido como o veneno dos lobos, "monkshood" (capuz do monge) e, ainda, capacete do diabo [2].

[1]
[1] http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/law-and-order/11213530/Gardener-died-after-brushing-past-poisonous-plant-in-millionaires-garden.html - consultado a 10/05/2016
[2] http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/aconito.html#.V1Pd8ZErLIU - consultado a 9/05/2016.
Bibliografia de imagens:
[1] http://www.mirror.co.uk/news/uk-news/gardener-killed-super-poisonous-devils-helmet-4581749 - consultado a 10/05/2016.
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo 2015/2016 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), Portugal. Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião (remiao@ff.up.pt) do Laboratório de Toxicologia da FFUP (www.ff.up.pt/toxicologia/).
Declaração de integridade
Os autores deste trabalho, Ana Inês Navio, Mariana Correia e Regina Baptista, estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, declaramos ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia. Nesse sentido confirmamos que não incorremos em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou parte dele). Mais declaramos que todas as frases que retiramos de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.